segunda-feira, 18 de abril de 2011

Adicionando novas fontes ao sistema LE3.0

Neste módulo aprenderemos os passos para adicionarmos novas fontes ao sistema e assim, ampliarmos nossas opções de letras quando estivermos trabalhando no BrOffice.

Para iniciarmos o procedimento, vamos ao Google e no campo da pesquisa digitaremos: "mamãe que nos faz".  Esta inusitada frase, foi designada para representar a letra cursiva hospedada no site: http://ultradownloads.uol.com.br/download-fonte/Mamae-Que-Nos-Faz/.


Após clicar no botão Download, salvar o arquivo localmente. Neste momento, por padrão, o LE3.0 salva no Desktop. Observe que o arquivo ao ser salvo, aparece de forma compactada (ver tela abaixo).


Para descompactar o pacote com a nova fonte "mamãe que nos faz", siga como o modelo abaixo:


Ao finalizar o processo de descompactação, uma pasta surgirá na área de trabalho e dentro dela, poderemos encontrar o arquivo propriamente dito, com sua extensão (.ttf), conforme exemplo:


De posse do arquivo, vamos agora inseri-lo no sistema LE 3.0.  Para isso, precisamos ir ao menu iniciar / configurações do sistema.  Uma nova tela surgirá, com a exposição por categoria de vários ítens relacionados a configurações. No nosso caso especificamente, vamos na categoria "APARENCIA" / no item "aparencia".


A tela a seguir, demonstrará a localização do Instalador de Fonte. Siga os passos para a conclusão do processo. Esse procedimento servirá para a instalação de qualquer fonte que desejar e que tenha o arquivo salvo em seu micro.
Após a instalação da fonte, poderemos até mesmo excluir o arquivo do computador, que a letra continuará no sistema, pq ela foi instalada.