Assim como tantos outros sistemas, o Linux Educacional também permite a alteração dos itens para a composição de sua barra de tarefas. Na ilustração abaixo, podemos visualizar o processo utilizado para remover ou adicionar aplicativos ou mini-aplicativos ao painel (barra de tarefas).
Conduza o seu mouse até a barra de tarefas (numa área livre da mesma), clique com o botão direito e faça a sua escolha (adicionar ou remover...)
Após adicionarmos os itens de aplicativos e miniaplicativos desejados, necessitamos de uma organização para a barra de tarefas.
Percebemos que alguns item já possuem a opção "mover", permitindo a mobilidade do icone sobre a barra. Mas também percebemos que alguns miniaplicativos não trazem a opção do "mover". Neste especifico caso, teremos que recorrer as configurações do painel.
Ao abrir a caixa de dialogo, observe na coluna da esquerda o item "APARENCIA" , ao clicar sobre ele, aparecera na coluna da direita os itens que poderão ser configurados.
Observe no final da caixa, um botão: OPÇÕES AVANÇADAS; clique sobre ele e uma nova caixa de diálogo surgirá, com alguns itens disponiveis para configuração; dentre eles podemos encontrar o tema: manipuladores de mini-aplicativos, é justamente com essa opção que vamos trabalhar; três itens aguardam uma configuração: , , . Como nosso objetivo é mover os miniaplicativos para suas posições corretas, necessitamos visualizar os manipuladores para termos acesso ao mover. Marque a opção , aplique o procedimento e observe na barra de tarefas, que aparacerá do lado esquerdo os icones, uma setinha, clique sobre ela e mova os itens.
Ao concluir a tarefa, não esqueca de voltar a tornar oculto os manipuladores de miniaplicativos, para manter a padronização.